top of page

Sisyphus é uma mesa cinética que transforma areia em arte

  • Flavia Lemos
  • 12 de mai. de 2017
  • 1 min de leitura

Alguns anos atrás, os mini-jardins zen eram muito comuns. Com pedrinhas, areia e um pedacinho de madeira era possível relaxar criando desenhos. Uma verdadeira meditação!


Utilizando esse mesmo conceito e juntando arte e tecnologia, foi iniciado o projeto Sisyphus, que traz diferentes padrões de desenho em areia. Ele é formado por uma mesa e uma bolinha de metal que arrasta a areia por força magnética e transforma o movimento em belíssimos desenhos em forma de mandala.


O movimento é controlado por um motor e sistema robótico dentro da mesa, permitindo playlists de padrões que são acessadas e escolhidas, além de controle de velocidade do movimento e luz através de um navegador WiFi ou aplicativo.


O artista Bruce Shapiro já trabalha há mais de 20 anos com sistema de controle de movimento, e tem exposições permanentes na Suíça, Alemanha e Austrália. Através da campanha muito bem sucedida no Kickstarter, sua vontade de tornar Sisyphus acessível para as pessoas se tornou realidade, e agora o produto pode ser adquirido através de encomenda.


Além das mesas cinéticas artísticas, ele tem outros trabalhos. Você pode procurar mais no site do artista.


Fonte(s): Kickstarter e Sisyphus

Comentários


bottom of page