Edifício Santalaia revoluciona com ideia sustentável
- Arthur Attili
- 26 de jun. de 2017
- 1 min de leitura
A maioria de nós vive em cidades, algumas com mais qualidade de vida, outras menos, e sabemos da importância de áreas verdes no nosso dia-a-dia. Como muitas cidades priorizaram o concreto durante décadas, muito dos arredores se tornaram áridos, cinzas e com pouca vida. Para melhorar a arquitetura urbana sustentável, muito foi pensado como alternativa para espaços social e ambientalmente mais agradáveis, como a ideia de edifícios verdes.
Em São Paulo surgiram algumas tentativas, mas nada comparadas ao que se fez em Bogotá, capital da Colômbia. O edifício residencial Santalaia é o exemplo de um bom planejamento pensando em uma alternativa sustentável e local.
Ele foi planejado através da parceria do biólogo Ignacio Solano e da consultoria Groncol, em que foram escolhidas dez espécies de plantas locais multiplicadas em uma área 3.100 metros quadrados, totalizando 115 mil plantas. A escolha das espécies que vão interagir e atrair insetos é fundamental para o sucesso do projeto, sempre pensando na ecologia, valor estético e bem-estar para os moradores.

O resultado desse jardim vertical em meio a uma grande metrópole é realmente impressionante! Veja o vídeo aqui no MV2!
Com um sistema de irrigação de bombeia a água necessária para as plantas sobreviverem, fica garantida a manutenção desse projeto inovador e tão importante nas grandes cidades, que muitas vezes somam altos níveis de poluição por carros e indústrias.

Além da vantagem paisagística e ecológica, existe também uma maior regulação da sensação térmica, que oferece um clima mais agradável não só aos moradores mas em todo o arredor do edifício. Com certeza, um exemplo para ser seguido e multiplicado mundo afora!
Fonte(s): ArchDaily
Comentários